sábado, 17 de abril de 2010

A Natureza dos Homens

Tem certas histórias que eu não posso ficar sabendo...não posso ouvir falar, nem ler e muito menos ver, porque elas tomam uma dimensão de dor e registro dentro de mim, que dificilmente algum dia na vida vou conseguir esquecê-las ou vou conseguir me manter tranquila ao lembrá-las...há alguns anos, eram principalmente histórias de morte, de qualquer tipo...a morte me bate na alma! Não porque eu tenha medo da morte ou porque acho ela terrível...eu simplesmente sei muito bem o que é estar vivo diante de uma pessoa que morreu e a gente não queria...perdi muitas pessoas amadas desde os meus 6 anos (debutei cedo com meu pai...). Não conheço muitas pessoas jovens que tenham perdido tantos familiares ao longo da vida como eu e meus irmãos...e a gente vai criando feridas que criam cascas, mas abrem a cada nova situação semelhante...em um enterro, eu nunca choro apenas pela morte daquela pessoa, mas de todas as anteriores...a SAUDADE é o sentimento que me mata! Não sei lidar com ela...hoje estou vivendo um desafio enorme na minha vida, que é suportar a saudade em troca da tentativa de realizar um sonho...infelizmente este sonho precisou ser transferido para um país distante do meu, longe da minha família, dos meus amigos, dos meus cães, dos meus gatos e dos meus outros planos...está saindo muito caro a realização deste sonho, mas eu espero um dia reconhecer que valeu a pena...
Voltando as histórias que não posso saber, de algum tempo para cá tenho me sensibilizado principalmente com histórias de sofrimento de animais...quase qualquer um (ainda falta iluminação para eu me sensibilizar com as baratas e os mosquitos, mas o resto já se tornaram preoocupações minhas...)...há 2 anos me tornei vegetariana por causa do sofrimento dos animais...não consegui mais suportar a idéia de que algum animal precisava sofrer dor e deixar de viver para eu me alimentar...foi tão forte este sentimento que simplesmente acordei um dia e disse para minha mãe que nunca mais comeria carne...e nunca mais comi...e quando vejo alguém comendo, procuro rezar por aquele animal que foi sacrificado para estar ali servindo de alimento...e com esta nova postura senti que estou cada vez mais sensível com as tragédias relacionadas a animais...comecei a escrever este post quando estava vendo TV e não sei por que cargas d'água fiquei assistindo uma história na Oprah sobre uma mulher que foi atacada por um chimpanzé de estimação da amiga...era certo que esta história não iria dar boa coisa...mas eu insisti...pronto, fui ao ponto de ver a imagem do chimpanzé atacando os policiais que foram socorrer a mulher e que mataram ele a tiros...mudei de canal rápido, mas não adianta mais...aquela imagem do macaco de pé ao lado do carro e eles dizendo que mataram ele, e as imagens antigas dele abraçado na mulher e na dona, e preso na gaiola, me revoltaram e nunca mais vão sair da minha memória! Por que uma idiota americana tem um chimpanzé preso em uma gaiola em casa? Esta mulher que deveria estar presa!!! Não o macaco! Me revolto com gente que tem cachorro só para deixá-los presos e infelizes, imagina com um macaco! Este animal  (o Travis) tinha 90kg, não sei de onde a dona conseguiu ele, mas deve ter  comprado de um circo, sei lá...para quê? Para manter ele numa jaula??? Ou pior, para deixá-lo irritado e ele tentar matar um humano, e acabar sendo morto? Por isto digo que devo ser um ET...este bicho humano eu realmente não entendo e não aceito pertencer a mesma espécie...
Tenho alguns amigos que me perguntam porque me tornei vegetariana se os animais que tanto amo não são? Tenho uma série de respostas para esta pergunta, mas uma que vem ao caso agora é justamente o fato de que os outros animais (não se enganem, nós somos primatas! mamíferos, vertebrados, animais também!!!) não criam animais para comer, nem os colocam confinados durante toda a vida para depois matar,  nem  transportam centenas esmagados em caminhões, vagões ou navios para vender, nem injetam uma série de porcarias neles, e principalmente, não matam além do que precisam para comer! O ser humano altera tudo onde toca...consegue transformar animais selvagens em brinquedos...até que eles decidam que não querem mais ser brinquedos e agem como o Travis...
Até os meus gatos, que amo do fundo do coração, tem desvios de comportamento típicos de animais de cativeiro, que ganham comida e não precisam caçar...eles caçam por diversão, para manter o instinto, mas não para comer, pois não precisam...na natureza, eles não desperdiçariam proteína assim...cada barata, lagartixa ou mariposa morta seriam para comer! Então, não posso reclamar deste comportamento deles, que foi provocado pelo meu desejo de mantê-los "a salvo" dentro de casa e longe da natureza deles...e bem alimentados de ração...
Se alguém viu "Avatar", viu a beleza de Pandora, o planeta fictício do filme...eu me apaixonei tanto por aquele planeta...era onde eu gostaria de viver...não é um lugar onde não existam desafios ou riscos, e nem mesmo os habitantes são vegetarianos, mas existe um respeito mútuo entre os humanóides e a natureza que nada é explorado em excesso e todos convivem em harmonia (obviamente, até o bicho homem chegar lá e querer tomar o espaço, como sempre...). Para mim aquela é a perfeição! É a mesma natureza da minha alma e não a natureza dos humanos...esta, eu não sei direito qual é, porque não entendo...

Difícil é viver num planeta tão lindo, com espécies tão lindas e suportar ver o homem destruir tudo e todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário